Palestra virtual – Práticas de análise linguística/semiótica na Educação Básica: de onde e a que vieram?

17/10/2023 10:12

O Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP/UFCG), projeto de extensão do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da UFCG, convida a todos para assistir à palestra Práticas de análise linguística/semiótica na Educação Básica: de onde e a que vieram?, que acontecerá na última quinta-feira deste mês, dia 26 de outubro de 2023, às 19h, e será proferida pela Profa. Dra. Rosângela Hammes Rodrigues, coordenadora do PROFLETRAS (UFSC).

O evento será on-line e gratuito, transmitido pelo YouTube, no canal do GELP (linkhttps://www.youtube.com/live/mY3zhw5uYiA).

Há outras informações sobre a palestra no link do Instagram https://www.instagram.com/p/Cx0vf5vLLTJ/

Não é necessário fazer inscrição prévia. Durante a palestra, serão dadas as instruções para certificação de participantes. Para mais informações, visitem também a página @gelp.ufcg, no Instagram.

Esta palestra tem por objetivo abordar a constituição do conceito “prática de análise linguística” e suas reenunciações na esfera escolar, acadêmica e, de modo particular, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, desdobro a palestra em três momentos: a constituição do conceito na discussão sobre o ensino e aprendizagem de língua portuguesa no Brasil na década de 1980. Num segundo momento, a reenunciação desse conceito na esfera escolar e acadêmica, observando como essas reenunciações promoveram avanços, limitações e apagamentos. No terceiro momento, foco a questão para a BNCC, observando como esse documento apresenta a prática de análise linguística no componente Língua Portuguesa: como a conceitua, qual seu lugar nas aulas de língua portuguesa e, principalmente, como a desdobra em habilidades, de modo a demonstrar em que esse conceito mantém sua relação com a sua formulação na década de 1980, a favor da ampliação do domínio das práticas de linguagem e a reflexão sobre a língua, e no que reacentua e encapsula esse conceito para o ensino o ensino de línguas antes de 1980, baseado no ensino da gramática conceitual por ela mesma.