Docentes e Projetos

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Carla Regina Martins Paza [Lattes] [carlapaza10@gmail.com]

 

 

 

 

 

 

Projetos de Pesquisa:

2021 – Atual
Em busca de uma Sociolinguística Educacional Socialmente Constituída: implicações para a educação básica
Descrição: O realinhamento na relação entre as dimensões que constituem a interface da sociolinguística variacionista reposiciona a variação estilística que vai da periferia para a posição central em vários estudos da área (GUMPERZ; COOK-GUMPERZ, 2008; ECKERT, 2008; 2012; 2016; 2018, HERNÁDEZ-CAMPOY, 2016). Tal realinhamento deve encontrar eco na formação de professores do Ensino Básico, por meio de ações que considerem aspectos estilísticos e identitários, bem como as mudanças no cenário social atual. É diante dessa preocupação com a formação docente e com o ensino básico que se direciona o presente projeto, partindo de olhar pautado em uma Sociolinguística Educacional Socialmente Constituída (VALLE; GÖRSKI, inédito). A proposta central consiste na implementação do LabVAR -Laboratório de estudos de variação linguística e práticas pedagógicas, um laboratório que pretende ser a extensão da sala de aula, envolvendo os discentes de graduação e de pós-graduação para o aprendizado na prática, enquanto desenvolvem pesquisas e ações extensionistas integradas com a Rede de Ensino Público..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carla Regina Martins Paza – Coordenadora / Edair Maria Görski – Integrante.
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Celdon Fritzen [Lattes] [celdon@hotmail.com]

Projetos de Pesquisa:

2018 –  O cânone escolar contemporâneo: o vestibular e o ENEM

Não há nos PCN e mesmo nas recentes versões da Base Nacional Curricular Comum nada que especifique um currículo de formação do leitor literário senão na forma de generalidades. Diante dessa reticência, a escola básica trabalha a partir da inércia da tradição positivista da História Literária, do referencial dos livros didáticos e principalmente da literatura que circula nos exames de seleção para as universidades. Pode-se dizer que duas são as modalidades de acesso ao ensino superior hoje: os vestibulares das Instituições de Ensino Superior (IES) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Conhecer e avaliar os cânones de tais exames seletivos, portanto, é uma tarefa de importância sobretudo pelas consequências que no sistema de ensino e na vida social eles produzem. Problematizar, portanto, esses exames no que se refere ao delineamento de cânones contemporâneos e modos de leitura que afetam a educação básica e valor social atribuído à leitura literária na contemporaneidade é o que aqui se busca.
Integrantes: Celdon Fritzen e Bianca Maria de Souza

Elenice Maria Larroza Andersen [Lattes] [andersen.elenice@gmail.com]

Projetos de Pesquisa:

2021 – Atual
Projeto: A escrita criativa para a infância

O projeto de pesquisa, no âmbito do ProfLetras, visa ao estudo de textos de literatura infantil e juvenil de escritores experientes, focalizando as dimensões cognitivas, sociais, afetivas e criativas do jovem leitor, com vistas à elaboração de projetos de formação do leitor literário ou de oficinas de escrita criativa de narrativas de ficção, dos contos clássicos às adaptações para histórias em quadrinhos, manuais ou com apoio de tecnologias digitais.

Integrantes: Elenice Maria Larroza Andersen


Fabiana Giovani [Lattes] [fabiana.giovani@ufsc.br]

Projetos de Pesquisa:

2019 – Atual
Caleidoscópio bakhtiniano: das infinitudes dos sentidos da linguagem escrita
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por proposta refletir sobre as infinitudes dos sentidos da linguagem escrita a partir da arquitetônica de Bakhtin e seu Círculo de estudos, compreendida como um caleidoscópio. Respalda teórico e metodologicamente na arquitetônica bakhtiniana e estabelece por objeto de estudo o texto escrito que pode ser produzido em qualquer contexto social, seja escolar ou não. A pesquisa desenvolvida na UFSC poderá contar com discentes da graduação e da pós graduação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fabiana Giovani – Coordenador.

Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott [Lattes] [monguilhott@hotmail.com]

Projetos de Pesquisa:

2023 – Atual

O ENSINO DE ORALIDADE E ANÁLISE LINGUÍSTICA NA PERSPECTIVA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UM OLHAR PARA A BNCC E PARA OS LIVROS DIDÁTICOS
Descrição: Esta pesquisa dará continuidade à pesquisa desenvolvida em anos anteriores, entre 2018 e 2023, em que investigamos propostas de ensino de língua portuguesa efetivadas na aprendizagem da docência no estágio supervisionado do Curso de Letras Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Santa Catarina, em turmas dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, no período compreendido entre os anos de 2009 a 2020. Como resultado, verificamos, de um lado, que a leitura e a oralidade são as práticas de uso da língua mais trabalhadas pelos estagiários nas aulas de Língua Portuguesa, embora a primeira seja abordada de forma sistematizada e a segunda não. De outro, constatamos também que a reflexão sobre o uso da língua ? análise linguística ? é a prática menos trabalhada na maior parte das propostas de ensino. Partindo desses resultados, propusemos alternativas para um trabalho mais sistematizado com a oralidade, bem como alternativas para o trabalho com a análise linguística no ensino de Língua Portuguesa em contexto de estágio supervisionado. Para a abordagem dessas duas práticas de uso da língua no ensino de Português, assumimos a perspectiva da variação linguística que se relaciona tanto ao ensino de oralidade, quanto ao ensino de análise linguística. Como desdobramento deste trabalho, também desenvolvemos um projeto de extensão de formação continuada para professores de educação básica em que analisamos como os eixos da oralidade e da análise linguística, observando como esses eixos haviam sido contemplados nos planejamentos desses professores e como eram de fato trabalhados em sala de aula. A partir dessa análise realizada com a participação dos professores, aprofundamos estudos acerca de como eles poderiam potencializar em suas aulas o trabalho com essas práticas de uso da língua, articuladamente às práticas de leitura e escrita, e propusemos ao grupo a elaboração e a implementação de sequências didáticas com foco no ensino da oralidade e de análise linguística, com base no que estava previsto em seus planejamentos. Como resultado final de toda essa investigação, disponibilizamos as propostas didático-pedagógicas para o ensino da oralidade e análise linguística, tanto as que foram realizadas em contexto de estágio supervisionado, como as que foram planejadas e desenvolvidas pelos professores no contexto da formação continuada, no acervo do Portal das Licenciaturas, com vistas a uma fonte de consulta para os professores-estagiários do Curso de Letras Língua Portuguesa e também para os professores das redes de ensino para que possam implementá-las em sua ação didático-pedagógica. A pesquisa a ser desenvolvida pretende agora investigar o que se propõe para o ensino da oralidade e da análise linguística, com foco na perspectiva da variação linguística, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em livros didáticos (tanto dos anos finais do ensino fundamental, quanto do ensino médio) em articulação com o trabalho desenvolvido nas disciplinas de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e nos Estágio de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura I e II. Para a realização da pesquisa, baseamo-nos em autores que discutem a concepção dialógica de linguagem que respalda nosso trabalho (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2016); em autores que discutem e propõem reflexões sobre a oralidade e seu ensino (ANTUNES, 2003; GERALDI, 1993, 1996, 2010), sobre o ensino de análise linguística (MENDONÇA, 2006; VIEIRA, 2018) e ainda sobre variação linguística (GÖRSKI; COELHO, 2009); além dos documentos oficiais orientadores do ensino de língua portuguesa (PCN; BNCC) que tratam de todas essas questões..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (4) .

Integrantes: Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott – Coordenador / Maria Izabel de Bortoli Hentz – Integrante / Helena Quiroga Bacelar – Integrante / Silvia Erintiana Verdi – Integrante / Shirley Tathiana Grime de Oliveira – Integrante / Giovani Silva Coelho – Integrante / Pedro Albino Mezzari – Integrante / Cleber Novais de Souza – Integrante.

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Joice Eloi Guimarães [Lattes] [joiceeg@hotmail.com]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projetos de Pesquisa:

2023 – Atual

Concepções e práticas de ensino da produção textual na esfera escolar

Descrição: O presente projeto de pesquisa insere-se na discussão sobre práticas e concepções de ensino de português na esfera educativa, com foco na produção textual.  O ensino da produção textual é analisado a partir de enfoques diversos como: formação docente, currículo, avaliação, gêneros do discurso/textuais, letramento escolar e materiais didáticos. O objetivo principal é a análise de enunciados (orais e escritos) que estão em diálogo e/ou expressam as ações docentes voltadas à prática de produção textual em diferentes níveis da educação básica. A pesquisa é orientada pela perspectiva sócio-histórica e fundamenta-se teórico-metodologicamente nos conceitos da arquitetônica bakhtiniana (Bakhtin, 1998; 2011; Volóchinov [Círculo de Bakhtin], 2018). Espera-se com este projeto promover discussões teórico-práticas tendo como foco de atenção práticas realizadas na escola visando à produção textual em diferentes níveis de ensino.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Joice Eloi Guimarães – Coordenador.

  

2023 – Atual

Usos sociais da escrita em português: hierarquização e pluricentrismo linguístico

Descrição: O presente projeto de pesquisa insere-se na discussão sobre os usos sociais da escrita em português língua não materna em ambiente educativo (escolar e acadêmico). O cerne deste projeto é refletir sobre questões que emanam do contexto supracitado tendo em vista o conceito de pluricentrismo linguístico (Clyne, 1992; Muhr, 2012) aplicado à língua portuguesa. Como aporte teórico-metodológico, articulam-se preceitos dos estudos discursivos da arquitetônica bakhtiniana (Bakhtin, 1998; 2011; Volóchinov [Círculo de Bakhtin], 2018) ao dos Novos Estudos do Letramentos (Street, 1984) em especial dos Letramentos Acadêmicos (Lea; Street, 1998, 2014; Lillis; 1999), campos que instauram um diálogo com os dados em análise em perspectiva sócio-histórica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Joice Eloi Guimarães – Coordenador.

2021 – Atual

Português língua pluricêntrica: desafios no campo do ensino da escrita

Descrição: Este projeto de pesquisa insere-se na discussão sobre a escrita em português como língua não materna em contexto multilíngue. Para tanto, parte-se da situação linguística observada em Timor-Leste a qual traz à tona questões fundamentais para a reflexão sobre pluricentrismo linguístico. A hipótese a ser investigada no âmbito deste projeto é que a relativa estabilidade que caracteriza a modalidade escrita da língua, associada às questões históricas, ideológicas e de poder que constituem os usos linguísticos, coloca-se, no campo do ensino, como desafio ao português como língua pluricêntrica. Tendo como orientação teórico-metodológica a perspectiva sócio histórica e o conceito de dialogismo de Bakhtin e demais autores integrantes de seu Círculo (BAKHTIN, 1998; 2011; VOLÓCHINOV, 2018) objetiva-se: (i) Discutir teoricamente o conceito de pluricentrismo linguístico, contextualizando o surgimento desse conceito teórico e situando-o no campo dos estudos linguísticos; (ii) Apresentar, a partir de revisão bibliográfica, um panorama do conceito de língua pluricêntrica aplicado ao português; (iii) Realizar uma análise discursivo-enunciativa de enunciados dos professores timorenses localizando elementos que se colocam como desafios ao ensino da escrita em português em uma perspectiva pluricêntrica da língua; (iv) Apresentar reflexões voltadas ao ensino da escrita em português como língua não materna que levem em conta o caráter pluricêntrico dessa língua, ou seja, o caráter dinâmico e vivo que a faz ser singular a depender do contexto em que está inserida.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Joice Eloi Guimarães – Coordenador.

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Rodrigo Acosta Pereira [Lattes] [drigo_acosta@yahoo.com.br]

Projetos de Pesquisa:

2020 – Atual

ESTUDO DIALÓGICO-SOCIOLÓGICO DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL

Descrição (até 1.000 caracteres)O presente projeto inscreve-se nas linhas de pesquisa “Estudos do campo discursivo” e “Ensino e aprendizagem de língua portuguesa” do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC, associada ao GRPesq/CNPq “NELA – Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada”. As etapas do projeto serão desenvolvidas/realizadas colaborativamente com uma equipe de investigadores em formação em nível de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, em diferentes subprojetos de pesquisa, orientados pelo professor, autor deste projeto em tela. Nosso quadro teórico é de matiz transdisciplinar (MOITA LOPES, 1998; 2006; 2013) à luz dos Estudos Dialógicos da Linguagem e dos estudos sobre culturas híbridas e hipermodernidade. Nesse enquadre teórico, examinam-se as relações existentes entre as práticas discursivas e a construção semântico-ideológico-valorativa do ensinar língua em livros didáticos de Língua Portuguesa no Brasil. O presente projeto visa, dessa forma, à análise e à interpretação das práticas sociais de uso da linguagem em contexto social. Em outras palavras, este projeto tem por objetivo analisar o discurso da construção semântico-ideológico-valorativa do ensinar língua em livros didáticos de Língua Portuguesa. Para tanto, em termos teóricos, consociamo-nos aos Estudos Dialógicos da Linguagem, especificamente aos escritos de Bakhtin e o Círculo e dos estudos contemporâneos em Análise Dialógica do Discurso em diálogo com as pesquisas atuais sobre culturas híbridas e hipermodernidade. Em termos metodológicos, especificamente, direcionamo-nos a investigar o(s) discurso(s) em livros didáticos de Língua Portuguesa brasileiros direcionadas ao ensinar língua, especificamente livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio. O recorte do objeto se dará em consonância com as coleções mais utilizadas na região sul do Brasil, segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A análise engendra-se ao estudo das dimensões social e verbo-visual (multissemiótica) desses livros à luz dos campos teórico-metodológicos supracitados.

Integrantes: Rodrigo Acosta Pereira – Coordenador / Terezinha da Conceição Costa-Hubes – Integrante.

2017 – Atual
Práticas discursivas em contextos escolares e não escolares
Descrição: O projeto de pesquisa em tela objetiva desenvolver investigações sobre práticas discursivas em contextos escolares e não escolares. Como ancoragem teórico-metodológica, o projeto se situa no campo dos Estudos Dialógicos da Linguagem à luz dos escritos do Círculo de Bakhtin. Em termos metodológicos, especificamente, o projeto engendra-se em estudos de análise dialógica de discurso, análise dialógica de gêneros do discurso, pesquisa-ação, análise documental e análise bibliométrica. Ademais, cabe ressaltar que o projeto consocia-se a estudos contemporâneos em Linguística Aplicada sob o matiz da indisciplinaridade. Objetivando, portanto, um percurso científico heterogêneo e indisciplinar, investigaremos, sob essa perspectiva, a constituição e o funcionamento do(s) discurso(s) (em contextos escolares e não escolares) a partir de suas regularidades social (dimensão social) e enunciativo-discursiva e linguístico-textual (dimensão verbo-visual), posto que começar pela produção do discurso como [sua] realidade primeira e integrar-se as suas produções nos seus diferentes campos, é afirmar a compreensão como diálogo (BAKHTIN, 2003[1979], p. 324-325)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Rodrigo Acosta Pereira – Coordenador.

Rosângela Hammes Rodrigues [Lattes] [hammes@cce.ufsc.br]

Projetos de Pesquisa:

2014 – Atual
A língua portuguesa na Educação Básica: ensino e aprendizagem das práticas de linguagem e formação docente
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (3) .

Integrantes: Rosângela Hammes Rodrigues – Coordenador / Evimarcio Cunha Aguiar – Integrante / Marluce Marlene Raulino – Integrante / Paulo Rogério Borges de Lima – Integrante / Carlota Gabriela Tavares – Integrante.
2014 – Atual
O ensino de língua portuguesa nas escolas de Santa Catarina no Século XX (1900 a 1980): o discurso e a práxis escolar
Descrição: O ensino e a aprendizagem de línguas é um dos grandes temas de pesquisa da área de Linguística Aplicada. Nesse contexto, este projeto focaliza o estudo histórico do ensino e aprendizagem de língua portuguesa, entendido como um discurso social, um discurso escolar sobre esse ensino. Assim sendo, este projeto tem por objetivo analisar como se constituiu o ensino de língua portuguesa no Estado de Santa Catarina durante o século XX, de modo especial, de 1900 a 1980 (década em que começa a última reforma de ensino). São de interesse deste projeto pesquisar: as finalidades do ensino de língua portuguesa, conteúdos de ensino e aprendizagem, avaliação, sujeitos envolvidos nesse processo, dentre outros temas. Isto porque o estudo sobre o ensino de língua portuguesa, como um discurso social, um já-dito sobre o ensino de línguas (memória do passado) na escola permite-nos também uma melhor compreensão sobre o ensino e aprendizagem de línguas tal qual constituído hoje. Considerando que se trata de um projeto ?guarda-chuva? que abrigará também projetos de orientandos, ele se desdobrará em micro-projetos com focos mais específicos sobre um conjunto de dados, seja uma escola, um período de uma escola, relatórios escolares, planos de ensino, material didático etc. A metodologia, de natureza qualitativa, alia procedimentos de pesquisa documental com procedimentos de pesquisa de estudo de caso, de estudo etnográfico, dependendo sempre do projeto específico em tela..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .

Integrantes: Rosângela Hammes Rodrigues – Coordenador / Marcella Lomba Nabas – Integrante / Rosana Aparecida de Mello Garcia – Integrante / Samarys Lynette Cruz-Báez – Integrante / Tânia Maria Barroso Ruiz – Integrante.
Número de orientações: 4

Rosângela Pedralli [Lattes] [rosangelapedralli@hotmail.com]

Projetos de Pesquisa:
2016 – Atual
Educação Linguística na perspectiva histórico-cultural: conhecimento e formação humana
Descrição: O foco deste projeto está delimitado à Educação Linguística tomada em relação dialética (VIGOTSKI, 1929) entre instâncias que regulamentam o ensino em larga escala, instituições escolares e ações didático-pedagógicas, com especial atenção aos conhecimentos destacados e ao potencial formativo em/de tal relação. Movem o presente projeto de pesquisa as seguintes questões: Como a Educação Linguística é concebida em documentos parametrizadores de ensino nacionais e estaduais e em projetos de formação em larga escala? Que conhecimentos são destacados em tais documentos e em tais projetos formativos? Em nome de que formação humana tais documentos e tais projetos são delineados? Cabe salientar que interessa-nos sobremaneira o trabalho com Educação Linguística na perspectiva histórico-cultural (VIGOTSKI, 1931; 2000 [1978]; LEONTIEV, 1978a; 1978b) em quatro contextos específicos: (i) processos escolares de alfabetização; (ii) modalidade de Educação de Jovens e Adultos; (iii) formação humana em esfera acadêmica; e (iv) formação de professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Rosângela Pedralli – Coordenador / Raquel Coelho – Integrante / Jocilei Cabral – Integrante.

Sabatha Catoia Dias [Lattes] [sabathacatoia@furg.br]

Projetos de Pesquisa:

2020 – Atual
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS ESCOLARES
Descrição: O presente projeto tem como mote ?educação linguística? concebida como conjunto de ações pedagógicas que visam ao ensino e à aprendizagem de língua, tomada como fenômeno histórico complexo, bem como à ampliação do conhecimento de mundo por parte dos sujeitos. O objetivo é descrever analiticamente concepções relativas ao trabalho educativo de/com educação linguística ? nos domínios filosófico-epistemológico e teórico-metodológico ? materializadas em documento parametrizador de ensino (Projeto Político-Pedagógico) de instituições escolares públicas alusivas à Educação Básica no município de Rio Grande/RS. Para tanto, o estudo se ancora na perspectiva histórico-cultural (VIGOTSKI, 2000; 2012), que se ocupa de explicar o processo de desenvolvimento humano via trabalho em relações interpessoais instituídas pela língua (BAKHTIN [VOLOCHINOV], 2010). Como encaminhamento metodológico, adota-se a pesquisa bibliográfica e documental de natureza descritiva analítica com abordagem qualitativa. O projeto vincula-se ao Projeto de Pesquisa ?Educação linguística sob o ideário histórico-cultural: formação humana e emancipação? desenvolvido a nível de Pós-Graduação no Programa de Letras ? Estudos da Linguagem, no Instituto de Letras e Artes da FURG..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Sabatha Catoia Dias – Coordenador / Silvana do Nascimento – Integrante.

Número de produções C, T & A: 2

2019 – Atual
EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA SOB O IDEÁRIO HISTÓRICO-CULTURAL: FORMAÇÃO HUMANA E EMANCIPAÇÃO
Descrição: O presente projeto tem como mote ?educação linguística? concebida como conjunto de ações pedagógicas que visam ao ensino e à aprendizagem de língua, tomada como fenômeno histórico complexo, bem como à ampliação do conhecimento de mundo por parte dos sujeitos. O objetivo é analisar e criar inteligibilidades acerca dos elementos envolvidos no trabalho educativo de/com educação linguística ? elementos filosófico-epistemológicos e teórico-metodológicos ? em instituições escolares e acadêmicas, na intrínseca relação dialética com instâncias reguladoras do ensino. Para tanto, o estudo se ancora na perspectiva histórico-cultural (VIGOTSKI, 2000; 2012; LEONTIEV, 1978), que se ocupa de explicar o processo de desenvolvimento humano via trabalho em relações interpessoais instituídas pela língua (VOLOCHINOV, 2009). Para tanto, adotam-se como encaminhamentos metodológicos a teoria da atividade (LEONTIEV, 1978) e a pesquisa microgenética (VIGOTSKI, 2012), ambas ocupadas da relação entre a estrutura objetiva da atividade humana e a estrutura subjetiva da consciência..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Sabatha Catoia Dias – Coordenador.
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Silvia Ines Coneglian Carrilho de Vasconcelos [Lattes] [silviaconeglian@terra.com.br]

Projetos de Pesquisa:

2019 – Atual

ANÁLISE DE DISPOSITIVOS DIGITAIS COM FINS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA E NÃO MATERNA

Este projeto tem por foco analisar dispositivos digitais (app) disponíveis no ciberespaço utilizados como material didático, voltado para professores ou aprendizes de língua portuguesa como língua materna (PLM) e não materna (PLNM) como PLE, PSL, PLA, PLH dentre outras modalidades em curso. O objetivo maior do presente projeto está centrado na possibilidade de contribuição para um conhecimento crítico acerca de dispositivos digitais no ciberespaço e na intervenção em programas e políticas de formação de professores de língua em geral e de língua portuguesa em especial. As perguntas de pesquisa norteadoras do processo investigativo estão vetorizadas para: Quais dispositivos digitais utilizados como material didático de língua portuguesa (PLM e PLNM) estão sendo disponibilizados no ciberespaço? Como os dispositivos digitais utilizados como material didático de língua portuguesa (PLM e PLNM) vêm sendo elaborados? Quais habilidades são requeridas e quais são desenvolvidas pelos usuários desses dispositivos digitais? Quais bases teóricas subjazem ao discurso presente nesses materiais didáticos? Quais forças de constituição identitária estão em jogo nesses materiais didáticos? A base teórica abarca três eixos: a teorização sobre métodos ou abordagens de ensino de língua materna e não materna; a teorização sobre processos identitários que constituem sujeitos e imaginários, especialmente com ecos lusófonos, e a teorização sobre concepções de língua e aprendizagem de língua bem como as habilidades requeridas. Os procedimentos metodológicos são de cunho qualitativo, aplicados em movimentos analítico-interpretativos dos dispositivos digitais selecionados na internet e que são compostos inicialmente por cerca de 15 dispositivos digitais (app) utilizáveis no ensino de PLM e PLNM.

 

2020 – Atual

O HUMOR COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE LÍNGUAS

Muitas pesquisas têm sido realizadas com o objetivo de buscar soluções alternativas às práticas tradicionais de ensino de línguas para o enfrentamento de questões como concentração durante as atividades pedagógicas ou como a falta de estímulo à participação mais efetiva dos estudantes. Uma das indicações mais promissoras tem sido o uso do humor como uma possibilidade pedagógica de envolvimento dos alunos nas atividades propostas. Resultados de pesquisas recentes como os do grupo de pesquisa do LAJOLI (Laboratório de Jogos de Linguagem) da Universidade de Pernambuco (2019) vêm indicando a importância do aspecto lúdico do jogo ou de atividades pautadas em relações humorísticas na aprendizagem de crianças e adolescentes. Pesquisadores como Justo (2006), Engrácio (2008) e Nogueira (2012) têm apontado os benefícios do uso do dispositivo humorístico em relação ao aprendizado de conteúdos específicos. Os resultados da pesquisa empreendida por Vasconcelos (2017; 2018; 2019) também indicam o aparecimento de atividades pedagógicas centradas em práticas sociais calcadas em situações de comicidade, em que o humor e o riso sejam o foco. Em vista dos benefícios de atividades lúdicas e/ou humorísticas, cômicas ou risíveis, propõe-se o presente projeto de pesquisa cujo objetivo geral é contribuir para a construção de um conjunto de conhecimentos e de propostas didáticas como materiais didáticos impressos ou digitais acerca do humor e seus termos correlatos voltados ao desenvolvimento de estratégias de ensino envolvente. Os objetivos específicos são: a) elaborar um balanço acerca das contribuições teóricas do humor e termos correlatos para o ensino; b) elaborar análise de texto ou discursos midiáticos ou digitais que tenham o humor como traço característico e levantar as possibilidades de produção de material didático impresso ou digital a partir desses textos ou discursos; c) propor práticas pedagógicas aplicáveis aos vários níveis de ensino que ficarão disponíveis para futuras aplicações. As seguintes perguntas de pesquisa foram formuladas como norteadoras do projeto: a) quais características do lúdico, do humor, do cômico e do risível são funcionais em processos didático-pedagógicos? e b) como podem ser utilizados os textos ou discursos veiculadores de humor em materiais didáticos e em sala de aula? A metodologia da pesquisa é qualitativa, de caráter analítico-interpretativo, numa primeira etapa, e propositivo, em etapa posterior. Os resultados esperados são: produção de balanço teórico sobre o tema a ser publicado em artigo acadêmico ou capítulo de livro, produção de pelo menos uma proposta didática concreta para cada texto ou discurso midiático (impresso ou digital) analisado.
2021 – Atual

Meu amigo Lusófono IV – University of San Francisco e Universidade Federal de Santa Catarina

Os alunos da University of San Francisco (EUA) estudam português como língua estrangeira ou segunda língua. Para melhorar o desempenho, a professora de língua portuguesa, Tatiana Dutra e Mello desenvolve atividades concretas de uso da lingua. Neste ano, estamos – Tatiana Dutra e Mello e Silvia Ines Coneglian Carrilho de Vasconcelos – desenvolvendo um projeto de extensão que tem como objetivo fazer com que os alunos da USF conheçam um pouco da cultura brasileira/catarinense através das entrevistas, e que recontem as histórias que ouvirem e o que aprenderam com as conversas. Esta experiência costuma dar aos alunos uma visão única da vida nos países lusófonos: a do ponto de vista do cidadão comum. Considerando o sucesso das três versões anteriores, está sendo proposta a terceira versão do projeto de extensão.
2021 – Atual

PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL – NÍVEL A1
A presente proposta busca atender ao EDITAL Nº 1/2021/ PROEX/SINTER/SEAD/SEPLAN EDITAL PARA OFERTA DE CURSOS VIRTUAIS DE EXTENSÃO EM APOIO AO PROGRAMA DE MOBILIDADE VIRTUAL DA UFSC. A opção é pelo curso 1. Curso Básico: Português como Língua Adicional – Nível A1 (Part 1), em português brasileiro, tendo em vista a expansão da demanda por esse tipo de curso. O curso tem como objetivo geral auxiliar os aprendentes de língua portuguesa a desenvolver habilidades de comunicação oral, de compreensão oral e escrita, de leitura e de escrita em nível básico (A1) do português brasileiro com ênfase em funções comunicativas dos contextos mais frequentes e em aspectos culturais da variante brasileira. Objetivos específicos: a) subsidiar os aprendentes a utilizarem com eficiência: as formas de apresentação, cumprimentos, dias da semana, meses do ano, cores, estações do ano, países e nacionalidades, números, os sons e o alfabeto da língua portuguesa e formas discursivas voltadas à sobrevivência no país. b) propiciar aos aprendentes a vivência contextualizada de algumas classes gramaticais fundamentais para uma interlocução básica; c) proporcionar aos aprendentes situações lúdicas de aprendizagem da língua portuguesa.

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Thiago Jorge Ferreira Santos [Lattes] [thiagojorgefs@gmail.com]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As contribuições da perspectiva sociológica da linguagem de Valentin Volóchinov para o ensino-aprendizagem e formação de professores de língua portuguesa

O projeto visa investigar como as práticas de linguagem do componente curricular de língua portuguesa (leitura, produção de textos, oralidade – escuta e produção oral – e análise linguística/semiótica) podem ser abordadas à luz da perspectiva sociológica da linguagem desenvolvida pelo linguista russo Valentin Volóchinov (1895-1936). Os objetivos da pesquisa são: a) examinar as práticas de linguagem, por um lado, como objetos de conhecimento escolares, por outro, como conceitos científicos advindos da linguística e ciências da linguagem; b) analisar os processos de ensino-aprendizagem de saberes docentes de língua portuguesa na formação inicial e continuada (cursos, oficinas, entre outros momentos formativos), bem como os saberes escolares por estudantes (interações discursivas em sala de aula); c) analisar materiais didáticos impressos e digitais produzidos por professores e estudantes; d) compreender os textos de prescrição sobre o ensino-aprendizagem e o trabalho do professor de língua portuguesa.