Docentes e Projetos
Alaim Souza Neto [Lattes] [alaim.souza@ufsc.br]
Projetos de Pesquisa:
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alaim Souza Neto – Coordenador.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alaim Souza Neto – Coordenador / Aline Vanessa Poltronieri Gessner – Integrante / Fabiana Schmitt Corrêa – Integrante / Julia rezende Moreira – Integrante.
2018 – Atual
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alaim Souza Neto – Coordenador / Nicoly Longaretti de Souza – Integrante / Aline Vanessa Poltronieri Gessner – Integrante / Fabiana Schmitt Corrêa – Integrante / Fernanda Luiza de Faria – Integrante / Lais Cristina Viel Gereti – Integrante / Vantuir Dionísio Junior – Integrante / Tuane Gartner – Integrante.
Carla Regina Martins Paza [Lattes] [carlapaza10@gmail.com]
Projetos de Pesquisa:
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Carla Regina Martins Paza – Coordenador / Edair Maria Görski – Integrante.
2020 – Atual
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Carla Regina Martins Paza – Integrante / Edair Maria Görski – Coordenador / Maria Alice Tavares – Integrante / Kamilla Oliveira do Amaral – Integrante.
2019 – Atual
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Carla Regina Martins Paza – Coordenador / Edair Maria Görski – Integrante / Cláudia Brescancini – Integrante / Isabel da Silva Monguilhott – Integrante / Izete Lehmkuhl Coelho – Integrante / Cristine Gorski Severo – Integrante / Leandra Cristina de Oliveira – Integrante / Clovis Alencar Butzge – Integrante / Marcela Langa Bragança – Integrante / Ana Beatriz Oliveira Ribeiro – Integrante / Érica Marciano de Oliveira Zibetti – Integrante / Lucilene Lisboa de Liz – Integrante / Valter Romano – Integrante / Renée de Souza Hasperoy – Integrante / Ana Kelly Borba da Silva Brustolin – Integrante / Marco Antonio Rocha Martins – Integrante.
2019 – Atual
Integrantes: Carla Regina Martins Paza – Integrante / Isabel da Silva Monguilhott – Integrante / Lucilene Lisboa de Liz – Coordenador / Marco Antonio Rocha Martins – Integrante / Cristina de Souza Prim – Integrante / Sabrina Casagrande – Integrante.
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Celdon Fritzen [Lattes] [celdon@hotmail.com]
Projetos de Pesquisa:
2018 – O cânone escolar contemporâneo: o vestibular e o ENEM
Elenice Maria Larroza Andersen [Lattes] [andersen.elenice@gmail.com]
Projetos de Pesquisa:
Integrantes: Elenice Maria Larroza Andersen – Coordenador.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Elenice Maria Larroza Andersen – Coordenador.
Fabiana Giovani [Lattes] [fabiana.giovani@ufsc.br]
Projetos de Pesquisa:
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Fabiana Giovani – Coordenador.
Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott [Lattes] [monguilhott@hotmail.com]
Projetos de Pesquisa:
Início: 2019 – atual
O ensino de Língua Portuguesa no estágio supervisionado do Curso de Letras Português
Descrição: Pretende-se, com este projeto de pesquisa, investigar propostas de ensino de língua portuguesa efetivadas na aprendizagem da docência no estágio supervisionado do Curso de Letras Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Santa Catarina, em turmas dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, no período compreendido entre os anos de 2009 a 2019. Para este estudo serão consideradas a concepção de língua e de ensino de língua que fundamenta cada um dos projetos, o que se define como unidade e como objeto de ensino da aula de língua portuguesa e, particularmente, as atividades de oralidade, leitura, escrita e gramática/análise linguística que são propostas e como estas são efetivamente concretizadas na ação docente. A análise dessas propostas de ensino, bem como de sua efetivação em sala de aula, será realizada com base nos relatórios de estágio elaborados pelos alunos estagiários dos quais constam o projeto de estágio com os planos de aulas previstos para o período de estágio, assim como a reflexão realizada pelos estagiários sobre a efetivação das propostas. Para a realização da pesquisa, baseamo-nos em autores que discutem e propõem reflexões sobre o ensino de língua, Antunes (2003, 2009); Bakhtin (1990, 2003); Batista (1997); Geraldi (1993, 1996, 2010) e autores que discutem e propõem reflexões sobre o estágio, Pimenta e Lima (2004). Como resultado final, esperamos organizar o levantamento das propostas já efetivadas e analisadas, em um acervo com vistas a uma fonte de consulta para os alunos estagiários do Curso de Letras Língua Portuguesa e também para os professores das redes de ensino para que possam implementá-las em sua ação didático-pedagógica..
Situação: Em andamento.
Natureza:Pesquisa.
Integrantes: Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott – Coordenadora / Maria Izabel de Bortoli Hentz – Integrante.
Início: 2017 – atual
O ensino da produção textual no Ensino Médio
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como foco o ensino da escrita no Ensino Médio. A escolha do tema justifica-se com base em indícios de que, na prática pedagógica de muitos professores, a produção de textos ainda não se constitui na unidade de ensino da aula de português, tal como indicam os resultados das pesquisas na área, desde meados da década de 1980, e como propõem os documentos oficiais para o ensino de língua. Pretende-se, assim, investigar o que nos dizem as redações do ENEM sobre o ensino da escrita no Ensino Médio em escolas públicas da Grande Florianópolis que apresentaram e mantiveram o mesmo padrão de notas nas redações do ENEM por três anos em um período de seis anos, tomando como ponto de observação as variáveis que interferem nesse processo, pela relação que se estabelece entre a atividade pedagógica, de responsabilidade da instituição de ensino, e as práticas de letramento dos participantes em contexto extraescolar. Como orientação teórico-metodológica para esta investigação assume-se a perspectiva sócio-histórica, cujo princípio central é o estudo dos fenômenos como processos, com base nas contribuições da teoria do dialogismo de Bakhtin (1990, 2003, 2005). Para a pesquisa de campo, recorre-se às contribuições da abordagem etnográfica (GEERTZ, 1978, p.20), cujo foco de análise passa a ser o aspecto processual do mundo social e não um produto padronizado. Como procedimentos para a pesquisa empírica, destacam-se a utilização de questionários e realização de entrevistas abertas e semi-estruturadas; observação (e, se necessário, gravação em áudio e/ou vídeo) de aulas de língua portuguesa, com registro em diário de campo; participação em reuniões e seminários que envolvam o tema da pesquisa, em especial os que se realizam nas escolas campo da pesquisa empírica entre outros que se fizerem necessários. A pesquisa a ser desenvolvida tomará como público alvo professores de Língua Portuguesa da educação básica e seus alunos, particularmente do ensino médio, a serem selecionadas com base no banco de dados do INEP, dentre as escolas que apresentaram e mantiveram o mesmo padrão de notas nas redações do ENEM por três anos em um período de seis anos. Entende-se que esta pesquisa pode apontar as variáveis que interferem no ensino da escrita no ensino médio, a fim de que se possa contribuir de alguma forma para que a aula de português se constitua no lugar de práticas de linguagem pelos textos que ali se escrevem. Além disso, as contribuições deste projeto de pesquisa consistem no retorno às escolas das possíveis variáveis implicadas nos seus resultados e na proposição de um curso de extensão a professores de Língua Portuguesa das escolas públicas da Grande Florianópolis, como espaço de reflexão sobre o ensino produção textual no Ensino Médio e de elaboração de propostas metodológicas para o ensino da escrita nesse nível de ensino…
Situação: Em andamento.
Natureza:Pesquisa.
Integrantes: Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott – Integrante / Maria Izabel de Bortoli Hentz – Coordenadora.
Início: 2020 – atual
Laboratório de estudos de variação linguística e práticas pedagógicas
Descrição: Nas últimas décadas, há um realinhamento na relação entre as dimensões que constituem a interface da variação sociolinguística, sendo a variação estilística reposicionada e passando da periferia para a posição central em vários estudos da área (GUMPERZ; COOK-GUMPERZ, 2008; ECKERT, 2012, HERNÁDEZ-CAMPOY, 2016). Tal realinhamento deve encontrar eco na formação de professores do Ensino Básico, por meio de ações promovidas para a articulação variação-ensino que considerem aspectos estilísticos e identitários. É diante dessa preocupação com a formação docente que se direciona o presente projeto. Propõe-se a criação do ?LabVAR?, um laboratório que pretende ser a extensão da sala de aula, visando a integração de alunos de graduação e pós-graduação em ações que ? envolvendo o tripé ensino-pesquisa-extensão ? busquem estabelecer conexão entre as discussões atuais na área da Sociolinguística Variacionista e o Ensino Básico. Nesse intento, Pretende-se que o laboratório possa constituir-se como instância contínua para: i) pesquisas acadêmicas voltadas para as demandas do ensino; ii) o desenvolvimento de materiais e atividades, visando complementar o material didático oferecido pelo Programa Nacional do Livro Didático; iii) a organização e implementação de cursos de formação continua para professores rede pública de Santa Catarina..
Situação: Em andamento.
Natureza:Pesquisa.
Integrantes: Carla Regina Martins Valle – Coordenadora / Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott – Integrante / Izete Lehmkhul Coelho – Integrante / Marco Antonio Martins – Integrante / Edair Görski – Integrante
Início: 2020 – atual
Ensino de Gramática na escola: do conhecimento linguístico inconsciente à consciência linguística
Descrição: Este Projeto de pesquisa objetiva investigar de que forma o conhecimento gramatical, especialmente do sistema pronominal e dos padrões de concordância nominal e verbal, é adquirido por crianças, e de que modo a escola desenvolve/trabalha (com) este conhecimento, na Educação Básica. Isso é importante para termos um panorama do ensino de gramática na escola e como podemos pensar em propostas que possam auxiliar os professores a pensar a gramática como um dos elementos centrais do ensino de língua e que produz sentido(s) nos diferentes gêneros textuais/discursivos. O projeto apresenta como base teórica uma concepção de gramática como conhecimento internalizado, seguindo a perspectiva chomskiana. Ademais, se ancora também nos pressupostos da sociolinguística variacionista, segundo os quais a língua é uma atividade social heterogênea, passível de variação e de mudança. No que se refere aos aspectos metodológicos, este projeto apresentará a abordagem quali-quantitativa e se valerá de bancos de dados já constituídos, com foco em dados de aquisição de língua oral, dados de escrita, produzidos por crianças e adolescentes da Educação Básica, de escolas públicas brasileiras. Trata-se de um projeto que envolve uma parceria institucional de pesquisadores das seguintes universidades: UFSC, UDESC, UNIPAMPA, UFTPR, UFFS. Os fenômenos acima mencionados, a saber, concordância nominal e verbal serão desenvolvidos por pesquisadores da UDESC, UNIPAMPA e da UFTPR; com relação ao sistema pronominal, a investigação será desenvolvida pelos pesquisadores da UFFS, UFSC.
Situação: Em andamento.
Natureza:Pesquisa.
Integrantes: Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott – Integrante / Marco Antonio Martins – Integrante / Lucilene Lisboa de Liz – Coordenadora / Sabrina Casagrande – Integrante / Cristina Prim – Integrante / Leonor Simioni – Integrante.
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Rodrigo Acosta Pereira [Lattes] [drigo_acosta@yahoo.com.br]
Projetos de Pesquisa:
ESTUDO DIALÓGICO-SOCIOLÓGICO DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL
Descrição (até 1.000 caracteres)O presente projeto inscreve-se nas linhas de pesquisa “Estudos do campo discursivo” e “Ensino e aprendizagem de língua portuguesa” do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC, associada ao GRPesq/CNPq “NELA – Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada”. As etapas do projeto serão desenvolvidas/realizadas colaborativamente com uma equipe de investigadores em formação em nível de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, em diferentes subprojetos de pesquisa, orientados pelo professor, autor deste projeto em tela. Nosso quadro teórico é de matiz transdisciplinar (MOITA LOPES, 1998; 2006; 2013) à luz dos Estudos Dialógicos da Linguagem e dos estudos sobre culturas híbridas e hipermodernidade. Nesse enquadre teórico, examinam-se as relações existentes entre as práticas discursivas e a construção semântico-ideológico-valorativa do ensinar língua em livros didáticos de Língua Portuguesa no Brasil. O presente projeto visa, dessa forma, à análise e à interpretação das práticas sociais de uso da linguagem em contexto social. Em outras palavras, este projeto tem por objetivo analisar o discurso da construção semântico-ideológico-valorativa do ensinar língua em livros didáticos de Língua Portuguesa. Para tanto, em termos teóricos, consociamo-nos aos Estudos Dialógicos da Linguagem, especificamente aos escritos de Bakhtin e o Círculo e dos estudos contemporâneos em Análise Dialógica do Discurso em diálogo com as pesquisas atuais sobre culturas híbridas e hipermodernidade. Em termos metodológicos, especificamente, direcionamo-nos a investigar o(s) discurso(s) em livros didáticos de Língua Portuguesa brasileiros direcionadas ao ensinar língua, especificamente livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio. O recorte do objeto se dará em consonância com as coleções mais utilizadas na região sul do Brasil, segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A análise engendra-se ao estudo das dimensões social e verbo-visual (multissemiótica) desses livros à luz dos campos teórico-metodológicos supracitados.
Integrantes: Rodrigo Acosta Pereira – Coordenador / Terezinha da Conceição Costa-Hubes – Integrante.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Rodrigo Acosta Pereira – Coordenador.
Rosângela Hammes Rodrigues [Lattes] [hammes@cce.ufsc.br]
Projetos de Pesquisa:
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Rosângela Hammes Rodrigues – Coordenador / Evimarcio Cunha Aguiar – Integrante / Marluce Marlene Raulino – Integrante / Paulo Rogério Borges de Lima – Integrante / Carlota Gabriela Tavares – Integrante.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Rosângela Hammes Rodrigues – Coordenador / Marcella Lomba Nabas – Integrante / Rosana Aparecida de Mello Garcia – Integrante / Samarys Lynette Cruz-Báez – Integrante / Tânia Maria Barroso Ruiz – Integrante.
Número de orientações: 4
Rosângela Pedralli [Lattes] [rosangelapedralli@hotmail.com]
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rosângela Pedralli – Coordenador / Raquel Coelho – Integrante / Jocilei Cabral – Integrante.
Sabatha Catoia Dias [Lattes] [sabathacatoia@furg.br]
Projetos de Pesquisa:
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Sabatha Catoia Dias – Coordenador / Silvana do Nascimento – Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sabatha Catoia Dias – Coordenador.
Número de orientações: 1
Silvia Ines Coneglian Carrilho de Vasconcelos [Lattes] [silviaconeglian@terra.com.br]
Projetos de Pesquisa:
ANÁLISE DE DISPOSITIVOS DIGITAIS COM FINS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA E NÃO MATERNA
Este projeto tem por foco analisar dispositivos digitais (app) disponíveis no ciberespaço utilizados como material didático, voltado para professores ou aprendizes de língua portuguesa como língua materna (PLM) e não materna (PLNM) como PLE, PSL, PLA, PLH dentre outras modalidades em curso. O objetivo maior do presente projeto está centrado na possibilidade de contribuição para um conhecimento crítico acerca de dispositivos digitais no ciberespaço e na intervenção em programas e políticas de formação de professores de língua em geral e de língua portuguesa em especial. As perguntas de pesquisa norteadoras do processo investigativo estão vetorizadas para: Quais dispositivos digitais utilizados como material didático de língua portuguesa (PLM e PLNM) estão sendo disponibilizados no ciberespaço? Como os dispositivos digitais utilizados como material didático de língua portuguesa (PLM e PLNM) vêm sendo elaborados? Quais habilidades são requeridas e quais são desenvolvidas pelos usuários desses dispositivos digitais? Quais bases teóricas subjazem ao discurso presente nesses materiais didáticos? Quais forças de constituição identitária estão em jogo nesses materiais didáticos? A base teórica abarca três eixos: a teorização sobre métodos ou abordagens de ensino de língua materna e não materna; a teorização sobre processos identitários que constituem sujeitos e imaginários, especialmente com ecos lusófonos, e a teorização sobre concepções de língua e aprendizagem de língua bem como as habilidades requeridas. Os procedimentos metodológicos são de cunho qualitativo, aplicados em movimentos analítico-interpretativos dos dispositivos digitais selecionados na internet e que são compostos inicialmente por cerca de 15 dispositivos digitais (app) utilizáveis no ensino de PLM e PLNM.
2020 – AtualO HUMOR COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE LÍNGUAS
Muitas pesquisas têm sido realizadas com o objetivo de buscar soluções alternativas às práticas tradicionais de ensino de línguas para o enfrentamento de questões como concentração durante as atividades pedagógicas ou como a falta de estímulo à participação mais efetiva dos estudantes. Uma das indicações mais promissoras tem sido o uso do humor como uma possibilidade pedagógica de envolvimento dos alunos nas atividades propostas. Resultados de pesquisas recentes como os do grupo de pesquisa do LAJOLI (Laboratório de Jogos de Linguagem) da Universidade de Pernambuco (2019) vêm indicando a importância do aspecto lúdico do jogo ou de atividades pautadas em relações humorísticas na aprendizagem de crianças e adolescentes. Pesquisadores como Justo (2006), Engrácio (2008) e Nogueira (2012) têm apontado os benefícios do uso do dispositivo humorístico em relação ao aprendizado de conteúdos específicos. Os resultados da pesquisa empreendida por Vasconcelos (2017; 2018; 2019) também indicam o aparecimento de atividades pedagógicas centradas em práticas sociais calcadas em situações de comicidade, em que o humor e o riso sejam o foco. Em vista dos benefícios de atividades lúdicas e/ou humorísticas, cômicas ou risíveis, propõe-se o presente projeto de pesquisa cujo objetivo geral é contribuir para a construção de um conjunto de conhecimentos e de propostas didáticas como materiais didáticos impressos ou digitais acerca do humor e seus termos correlatos voltados ao desenvolvimento de estratégias de ensino envolvente. Os objetivos específicos são: a) elaborar um balanço acerca das contribuições teóricas do humor e termos correlatos para o ensino; b) elaborar análise de texto ou discursos midiáticos ou digitais que tenham o humor como traço característico e levantar as possibilidades de produção de material didático impresso ou digital a partir desses textos ou discursos; c) propor práticas pedagógicas aplicáveis aos vários níveis de ensino que ficarão disponíveis para futuras aplicações. As seguintes perguntas de pesquisa foram formuladas como norteadoras do projeto: a) quais características do lúdico, do humor, do cômico e do risível são funcionais em processos didático-pedagógicos? e b) como podem ser utilizados os textos ou discursos veiculadores de humor em materiais didáticos e em sala de aula? A metodologia da pesquisa é qualitativa, de caráter analítico-interpretativo, numa primeira etapa, e propositivo, em etapa posterior. Os resultados esperados são: produção de balanço teórico sobre o tema a ser publicado em artigo acadêmico ou capítulo de livro, produção de pelo menos uma proposta didática concreta para cada texto ou discurso midiático (impresso ou digital) analisado.
2021 – Atual
Meu amigo Lusófono IV – University of San Francisco e Universidade Federal de Santa Catarina
Os alunos da University of San Francisco (EUA) estudam português como língua estrangeira ou segunda língua. Para melhorar o desempenho, a professora de língua portuguesa, Tatiana Dutra e Mello desenvolve atividades concretas de uso da lingua. Neste ano, estamos – Tatiana Dutra e Mello e Silvia Ines Coneglian Carrilho de Vasconcelos – desenvolvendo um projeto de extensão que tem como objetivo fazer com que os alunos da USF conheçam um pouco da cultura brasileira/catarinense através das entrevistas, e que recontem as histórias que ouvirem e o que aprenderam com as conversas. Esta experiência costuma dar aos alunos uma visão única da vida nos países lusófonos: a do ponto de vista do cidadão comum. Considerando o sucesso das três versões anteriores, está sendo proposta a terceira versão do projeto de extensão.
2021 – Atual
PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL – NÍVEL A1
A presente proposta busca atender ao EDITAL Nº 1/2021/ PROEX/SINTER/SEAD/SEPLAN EDITAL PARA OFERTA DE CURSOS VIRTUAIS DE EXTENSÃO EM APOIO AO PROGRAMA DE MOBILIDADE VIRTUAL DA UFSC. A opção é pelo curso 1. Curso Básico: Português como Língua Adicional – Nível A1 (Part 1), em português brasileiro, tendo em vista a expansão da demanda por esse tipo de curso. O curso tem como objetivo geral auxiliar os aprendentes de língua portuguesa a desenvolver habilidades de comunicação oral, de compreensão oral e escrita, de leitura e de escrita em nível básico (A1) do português brasileiro com ênfase em funções comunicativas dos contextos mais frequentes e em aspectos culturais da variante brasileira. Objetivos específicos: a) subsidiar os aprendentes a utilizarem com eficiência: as formas de apresentação, cumprimentos, dias da semana, meses do ano, cores, estações do ano, países e nacionalidades, números, os sons e o alfabeto da língua portuguesa e formas discursivas voltadas à sobrevivência no país. b) propiciar aos aprendentes a vivência contextualizada de algumas classes gramaticais fundamentais para uma interlocução básica; c) proporcionar aos aprendentes situações lúdicas de aprendizagem da língua portuguesa.