Docentes e Projetos
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Carla Regina Martins Paza [Lattes] [carlapaza10@gmail.com]
Projetos de Pesquisa:
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Carla Regina Martins Paza – Coordenadora / Edair Maria Görski – Integrante.
Celdon Fritzen [Lattes] [celdon@hotmail.com]
Projetos de Pesquisa:
2018 – O cânone escolar contemporâneo: o vestibular e o ENEM
Elenice Maria Larroza Andersen [Lattes] [andersen.elenice@gmail.com]
Projetos de Pesquisa:
O projeto de pesquisa, no âmbito do ProfLetras, visa ao estudo de textos de literatura infantil e juvenil de escritores experientes, focalizando as dimensões cognitivas, sociais, afetivas e criativas do jovem leitor, com vistas à elaboração de projetos de formação do leitor literário ou de oficinas de escrita criativa de narrativas de ficção, dos contos clássicos às adaptações para histórias em quadrinhos, manuais ou com apoio de tecnologias digitais.
Integrantes: Elenice Maria Larroza Andersen
Fabiana Giovani [Lattes] [fabiana.giovani@ufsc.br]
Projetos de Pesquisa:
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Fabiana Giovani – Coordenador.
Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott [Lattes] [monguilhott@hotmail.com]
Projetos de Pesquisa:
2023 – Atual
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott – Coordenador / Maria Izabel de Bortoli Hentz – Integrante / Helena Quiroga Bacelar – Integrante / Silvia Erintiana Verdi – Integrante / Shirley Tathiana Grime de Oliveira – Integrante / Giovani Silva Coelho – Integrante / Pedro Albino Mezzari – Integrante / Cleber Novais de Souza – Integrante.
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Joice Eloi Guimarães [Lattes] [joiceeg@hotmail.com]
Projetos de Pesquisa:
2023 – Atual
Concepções e práticas de ensino da produção textual na esfera escolar
Descrição: O presente projeto de pesquisa insere-se na discussão sobre práticas e concepções de ensino de português na esfera educativa, com foco na produção textual. O ensino da produção textual é analisado a partir de enfoques diversos como: formação docente, currículo, avaliação, gêneros do discurso/textuais, letramento escolar e materiais didáticos. O objetivo principal é a análise de enunciados (orais e escritos) que estão em diálogo e/ou expressam as ações docentes voltadas à prática de produção textual em diferentes níveis da educação básica. A pesquisa é orientada pela perspectiva sócio-histórica e fundamenta-se teórico-metodologicamente nos conceitos da arquitetônica bakhtiniana (Bakhtin, 1998; 2011; Volóchinov [Círculo de Bakhtin], 2018). Espera-se com este projeto promover discussões teórico-práticas tendo como foco de atenção práticas realizadas na escola visando à produção textual em diferentes níveis de ensino.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Joice Eloi Guimarães – Coordenador.
2023 – Atual
Usos sociais da escrita em português: hierarquização e pluricentrismo linguístico
Descrição: O presente projeto de pesquisa insere-se na discussão sobre os usos sociais da escrita em português língua não materna em ambiente educativo (escolar e acadêmico). O cerne deste projeto é refletir sobre questões que emanam do contexto supracitado tendo em vista o conceito de pluricentrismo linguístico (Clyne, 1992; Muhr, 2012) aplicado à língua portuguesa. Como aporte teórico-metodológico, articulam-se preceitos dos estudos discursivos da arquitetônica bakhtiniana (Bakhtin, 1998; 2011; Volóchinov [Círculo de Bakhtin], 2018) ao dos Novos Estudos do Letramentos (Street, 1984) em especial dos Letramentos Acadêmicos (Lea; Street, 1998, 2014; Lillis; 1999), campos que instauram um diálogo com os dados em análise em perspectiva sócio-histórica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Joice Eloi Guimarães – Coordenador.
2021 – Atual
Português língua pluricêntrica: desafios no campo do ensino da escrita
Descrição: Este projeto de pesquisa insere-se na discussão sobre a escrita em português como língua não materna em contexto multilíngue. Para tanto, parte-se da situação linguística observada em Timor-Leste a qual traz à tona questões fundamentais para a reflexão sobre pluricentrismo linguístico. A hipótese a ser investigada no âmbito deste projeto é que a relativa estabilidade que caracteriza a modalidade escrita da língua, associada às questões históricas, ideológicas e de poder que constituem os usos linguísticos, coloca-se, no campo do ensino, como desafio ao português como língua pluricêntrica. Tendo como orientação teórico-metodológica a perspectiva sócio histórica e o conceito de dialogismo de Bakhtin e demais autores integrantes de seu Círculo (BAKHTIN, 1998; 2011; VOLÓCHINOV, 2018) objetiva-se: (i) Discutir teoricamente o conceito de pluricentrismo linguístico, contextualizando o surgimento desse conceito teórico e situando-o no campo dos estudos linguísticos; (ii) Apresentar, a partir de revisão bibliográfica, um panorama do conceito de língua pluricêntrica aplicado ao português; (iii) Realizar uma análise discursivo-enunciativa de enunciados dos professores timorenses localizando elementos que se colocam como desafios ao ensino da escrita em português em uma perspectiva pluricêntrica da língua; (iv) Apresentar reflexões voltadas ao ensino da escrita em português como língua não materna que levem em conta o caráter pluricêntrico dessa língua, ou seja, o caráter dinâmico e vivo que a faz ser singular a depender do contexto em que está inserida.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Joice Eloi Guimarães – Coordenador.
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Rodrigo Acosta Pereira [Lattes] [drigo_acosta@yahoo.com.br]
Projetos de Pesquisa:
ESTUDO DIALÓGICO-SOCIOLÓGICO DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL
Descrição (até 1.000 caracteres)O presente projeto inscreve-se nas linhas de pesquisa “Estudos do campo discursivo” e “Ensino e aprendizagem de língua portuguesa” do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC, associada ao GRPesq/CNPq “NELA – Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada”. As etapas do projeto serão desenvolvidas/realizadas colaborativamente com uma equipe de investigadores em formação em nível de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, em diferentes subprojetos de pesquisa, orientados pelo professor, autor deste projeto em tela. Nosso quadro teórico é de matiz transdisciplinar (MOITA LOPES, 1998; 2006; 2013) à luz dos Estudos Dialógicos da Linguagem e dos estudos sobre culturas híbridas e hipermodernidade. Nesse enquadre teórico, examinam-se as relações existentes entre as práticas discursivas e a construção semântico-ideológico-valorativa do ensinar língua em livros didáticos de Língua Portuguesa no Brasil. O presente projeto visa, dessa forma, à análise e à interpretação das práticas sociais de uso da linguagem em contexto social. Em outras palavras, este projeto tem por objetivo analisar o discurso da construção semântico-ideológico-valorativa do ensinar língua em livros didáticos de Língua Portuguesa. Para tanto, em termos teóricos, consociamo-nos aos Estudos Dialógicos da Linguagem, especificamente aos escritos de Bakhtin e o Círculo e dos estudos contemporâneos em Análise Dialógica do Discurso em diálogo com as pesquisas atuais sobre culturas híbridas e hipermodernidade. Em termos metodológicos, especificamente, direcionamo-nos a investigar o(s) discurso(s) em livros didáticos de Língua Portuguesa brasileiros direcionadas ao ensinar língua, especificamente livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio. O recorte do objeto se dará em consonância com as coleções mais utilizadas na região sul do Brasil, segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A análise engendra-se ao estudo das dimensões social e verbo-visual (multissemiótica) desses livros à luz dos campos teórico-metodológicos supracitados.
Integrantes: Rodrigo Acosta Pereira – Coordenador / Terezinha da Conceição Costa-Hubes – Integrante.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Rodrigo Acosta Pereira – Coordenador.
Rosângela Hammes Rodrigues [Lattes] [hammes@cce.ufsc.br]
Projetos de Pesquisa:
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Rosângela Hammes Rodrigues – Coordenador / Evimarcio Cunha Aguiar – Integrante / Marluce Marlene Raulino – Integrante / Paulo Rogério Borges de Lima – Integrante / Carlota Gabriela Tavares – Integrante.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Rosângela Hammes Rodrigues – Coordenador / Marcella Lomba Nabas – Integrante / Rosana Aparecida de Mello Garcia – Integrante / Samarys Lynette Cruz-Báez – Integrante / Tânia Maria Barroso Ruiz – Integrante.
Número de orientações: 4
Rosângela Pedralli [Lattes] [rosangelapedralli@hotmail.com]
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rosângela Pedralli – Coordenador / Raquel Coelho – Integrante / Jocilei Cabral – Integrante.
Sabatha Catoia Dias [Lattes] [sabathacatoia@furg.br]
Projetos de Pesquisa:
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Sabatha Catoia Dias – Coordenador / Silvana do Nascimento – Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sabatha Catoia Dias – Coordenador.
Silvia Ines Coneglian Carrilho de Vasconcelos [Lattes] [silviaconeglian@terra.com.br]
Projetos de Pesquisa:
ANÁLISE DE DISPOSITIVOS DIGITAIS COM FINS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA E NÃO MATERNA
Este projeto tem por foco analisar dispositivos digitais (app) disponíveis no ciberespaço utilizados como material didático, voltado para professores ou aprendizes de língua portuguesa como língua materna (PLM) e não materna (PLNM) como PLE, PSL, PLA, PLH dentre outras modalidades em curso. O objetivo maior do presente projeto está centrado na possibilidade de contribuição para um conhecimento crítico acerca de dispositivos digitais no ciberespaço e na intervenção em programas e políticas de formação de professores de língua em geral e de língua portuguesa em especial. As perguntas de pesquisa norteadoras do processo investigativo estão vetorizadas para: Quais dispositivos digitais utilizados como material didático de língua portuguesa (PLM e PLNM) estão sendo disponibilizados no ciberespaço? Como os dispositivos digitais utilizados como material didático de língua portuguesa (PLM e PLNM) vêm sendo elaborados? Quais habilidades são requeridas e quais são desenvolvidas pelos usuários desses dispositivos digitais? Quais bases teóricas subjazem ao discurso presente nesses materiais didáticos? Quais forças de constituição identitária estão em jogo nesses materiais didáticos? A base teórica abarca três eixos: a teorização sobre métodos ou abordagens de ensino de língua materna e não materna; a teorização sobre processos identitários que constituem sujeitos e imaginários, especialmente com ecos lusófonos, e a teorização sobre concepções de língua e aprendizagem de língua bem como as habilidades requeridas. Os procedimentos metodológicos são de cunho qualitativo, aplicados em movimentos analítico-interpretativos dos dispositivos digitais selecionados na internet e que são compostos inicialmente por cerca de 15 dispositivos digitais (app) utilizáveis no ensino de PLM e PLNM.
2020 – Atual
O HUMOR COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE LÍNGUAS
Muitas pesquisas têm sido realizadas com o objetivo de buscar soluções alternativas às práticas tradicionais de ensino de línguas para o enfrentamento de questões como concentração durante as atividades pedagógicas ou como a falta de estímulo à participação mais efetiva dos estudantes. Uma das indicações mais promissoras tem sido o uso do humor como uma possibilidade pedagógica de envolvimento dos alunos nas atividades propostas. Resultados de pesquisas recentes como os do grupo de pesquisa do LAJOLI (Laboratório de Jogos de Linguagem) da Universidade de Pernambuco (2019) vêm indicando a importância do aspecto lúdico do jogo ou de atividades pautadas em relações humorísticas na aprendizagem de crianças e adolescentes. Pesquisadores como Justo (2006), Engrácio (2008) e Nogueira (2012) têm apontado os benefícios do uso do dispositivo humorístico em relação ao aprendizado de conteúdos específicos. Os resultados da pesquisa empreendida por Vasconcelos (2017; 2018; 2019) também indicam o aparecimento de atividades pedagógicas centradas em práticas sociais calcadas em situações de comicidade, em que o humor e o riso sejam o foco. Em vista dos benefícios de atividades lúdicas e/ou humorísticas, cômicas ou risíveis, propõe-se o presente projeto de pesquisa cujo objetivo geral é contribuir para a construção de um conjunto de conhecimentos e de propostas didáticas como materiais didáticos impressos ou digitais acerca do humor e seus termos correlatos voltados ao desenvolvimento de estratégias de ensino envolvente. Os objetivos específicos são: a) elaborar um balanço acerca das contribuições teóricas do humor e termos correlatos para o ensino; b) elaborar análise de texto ou discursos midiáticos ou digitais que tenham o humor como traço característico e levantar as possibilidades de produção de material didático impresso ou digital a partir desses textos ou discursos; c) propor práticas pedagógicas aplicáveis aos vários níveis de ensino que ficarão disponíveis para futuras aplicações. As seguintes perguntas de pesquisa foram formuladas como norteadoras do projeto: a) quais características do lúdico, do humor, do cômico e do risível são funcionais em processos didático-pedagógicos? e b) como podem ser utilizados os textos ou discursos veiculadores de humor em materiais didáticos e em sala de aula? A metodologia da pesquisa é qualitativa, de caráter analítico-interpretativo, numa primeira etapa, e propositivo, em etapa posterior. Os resultados esperados são: produção de balanço teórico sobre o tema a ser publicado em artigo acadêmico ou capítulo de livro, produção de pelo menos uma proposta didática concreta para cada texto ou discurso midiático (impresso ou digital) analisado.
2021 – Atual
Meu amigo Lusófono IV – University of San Francisco e Universidade Federal de Santa Catarina
Os alunos da University of San Francisco (EUA) estudam português como língua estrangeira ou segunda língua. Para melhorar o desempenho, a professora de língua portuguesa, Tatiana Dutra e Mello desenvolve atividades concretas de uso da lingua. Neste ano, estamos – Tatiana Dutra e Mello e Silvia Ines Coneglian Carrilho de Vasconcelos – desenvolvendo um projeto de extensão que tem como objetivo fazer com que os alunos da USF conheçam um pouco da cultura brasileira/catarinense através das entrevistas, e que recontem as histórias que ouvirem e o que aprenderam com as conversas. Esta experiência costuma dar aos alunos uma visão única da vida nos países lusófonos: a do ponto de vista do cidadão comum. Considerando o sucesso das três versões anteriores, está sendo proposta a terceira versão do projeto de extensão.
2021 – Atual
PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL – NÍVEL A1
A presente proposta busca atender ao EDITAL Nº 1/2021/ PROEX/SINTER/SEAD/SEPLAN EDITAL PARA OFERTA DE CURSOS VIRTUAIS DE EXTENSÃO EM APOIO AO PROGRAMA DE MOBILIDADE VIRTUAL DA UFSC. A opção é pelo curso 1. Curso Básico: Português como Língua Adicional – Nível A1 (Part 1), em português brasileiro, tendo em vista a expansão da demanda por esse tipo de curso. O curso tem como objetivo geral auxiliar os aprendentes de língua portuguesa a desenvolver habilidades de comunicação oral, de compreensão oral e escrita, de leitura e de escrita em nível básico (A1) do português brasileiro com ênfase em funções comunicativas dos contextos mais frequentes e em aspectos culturais da variante brasileira. Objetivos específicos: a) subsidiar os aprendentes a utilizarem com eficiência: as formas de apresentação, cumprimentos, dias da semana, meses do ano, cores, estações do ano, países e nacionalidades, números, os sons e o alfabeto da língua portuguesa e formas discursivas voltadas à sobrevivência no país. b) propiciar aos aprendentes a vivência contextualizada de algumas classes gramaticais fundamentais para uma interlocução básica; c) proporcionar aos aprendentes situações lúdicas de aprendizagem da língua portuguesa.
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Thiago Jorge Ferreira Santos [Lattes] [thiagojorgefs@gmail.com]
As contribuições da perspectiva sociológica da linguagem de Valentin Volóchinov para o ensino-aprendizagem e formação de professores de língua portuguesa
O projeto visa investigar como as práticas de linguagem do componente curricular de língua portuguesa (leitura, produção de textos, oralidade – escuta e produção oral – e análise linguística/semiótica) podem ser abordadas à luz da perspectiva sociológica da linguagem desenvolvida pelo linguista russo Valentin Volóchinov (1895-1936). Os objetivos da pesquisa são: a) examinar as práticas de linguagem, por um lado, como objetos de conhecimento escolares, por outro, como conceitos científicos advindos da linguística e ciências da linguagem; b) analisar os processos de ensino-aprendizagem de saberes docentes de língua portuguesa na formação inicial e continuada (cursos, oficinas, entre outros momentos formativos), bem como os saberes escolares por estudantes (interações discursivas em sala de aula); c) analisar materiais didáticos impressos e digitais produzidos por professores e estudantes; d) compreender os textos de prescrição sobre o ensino-aprendizagem e o trabalho do professor de língua portuguesa.