MINICURSO NO PROFLETRAS

O PROFLETRAS/UFSC promoveu o minicurso JOGOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NO USO DAS MARCAS DE ORALIDADE EM PRODUÇÕES ESCRITAS, no dia 25 de novembro de 2019, na sala 431 do Bloco B do CCE

O minicurso foi ministrado pelo Professor Doutor FERNANDO AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA, da Universidade de Pernambuco. Durante o evento, que também serviu como atividade de extensão, os alunos puderam conhecer os jogos pedagógicos trazidos pelo professor Fernando, tendo assim, contato com outros recursos didáticos disponíveis.

O minicurso foi possível graças aos recursos do convênio TED 8407/2019 da CAPES, que viabilizaram a visita do professor Fernando.

ENCONTRO ANUAL DO PROFLETRAS – 2019

Encontro Anual do PROFLETRAS/UFSC de 2019, que teve como temática as Práticas de linguagem na esfera escolar, ocorreu nos dias 21 e 22 de outubro, no Auditório do CSE. O evento contou com conferências sobre ensino e aprendizagem de leitura, de produção de textos e de literatura na escola de Educação Básica e sobre formação continuada de professores.

Ao longo dos dois dias, alunos, professores e convidados puderam compartilhar suas experiências. A Mesa de Abertura do evento contou com a participação da Coordenadora Nacional do PROFLETRAS, professora Maria da Penha Casado Alves, do diretor do Centro de Comunicação e expressão, professor Arnoldo Debatin Neto e do coordenador do PROFLETRAS, professor Rodrigo Acosta Pereira.

Na continuidade, a professora Penha (UFRN) apresentou a Conferência de Abertura, O PROFLETRAS e a formação continuada de professores de Língua Portuguesa no Brasil. Em seguida, a professora Glicia Marili Azevedo De Medeiros Tinoco, também da UFRN, discorreu sobre as Práticas de leitura e de produção de textos em aulas de Língua Portuguesa.

No dia seguinte, o evento prosseguiu com a professora Eliane Maria de Oliveira (UEMS), que lançou a pergunta:  Afinal, o que se ensina quando se ensina literatura na escola? A Conferência de encerramento ficou a cargo do professor Wagner Rodrigues Silva (UFT), com sua Educação científica como abordagem pedagógica e investigativa de resistência.

O PROFLETRAS/UFSC agradece à CAPES, que viabilizou a visita dos professores convidados, por meio dos recursos obtidos através do convênio/TED 8407/2019.

Agradecemos também a colaboração da equipe da Coordenadoria dos Tradutores Intérpretes de Libras (CTILSP/CCE), na figura de seu coordenador, Paulo Araújo de Souza Júnior e de Samuel Morais.

Esperamos que em 2020 possamos repetir o Encontro.

I Encontro PROFLETRAS/UFSC – 2018

Publicado em 23/10/2018 às 16:13