Minicurso: Atividades lúdicas no ensino da língua portuguesa (30/05/2022)

Fernando Augusto de Lima Oliveira, doutor em Linguística, é professor na Universidade de Pernambuco (UPE) e fundador do LAJOLI – Laboratório de Jogos de Linguagem. Está desenvolvimendo seu estágio de pós-doutorado no PROFLETRAS da UFSC sob a supervisão da Profa. Dra. Sílvia Inês Coneglian Carrilho de Vasconcelos. Entre as ações previstas no plano de trabalho estão os minicursos sobre jogos pedagógicos voltados ao ensino da língua portuguesa. Para a turma 8 do PROFLETRAS, apresentou as bases teóricas e metodológicas das abordagens lúdicas para o ensino do português brasileiro.

MINICURSO NO PROFLETRAS

O PROFLETRAS/UFSC promoveu o minicurso JOGOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NO USO DAS MARCAS DE ORALIDADE EM PRODUÇÕES ESCRITAS, no dia 25 de novembro de 2019, na sala 431 do Bloco B do CCE

O minicurso foi ministrado pelo Professor Doutor FERNANDO AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA, da Universidade de Pernambuco. Durante o evento, que também serviu como atividade de extensão, os alunos puderam conhecer os jogos pedagógicos trazidos pelo professor Fernando, tendo assim, contato com outros recursos didáticos disponíveis.

O minicurso foi possível graças aos recursos do convênio TED 8407/2019 da CAPES, que viabilizaram a visita do professor Fernando.

ENCONTRO ANUAL DO PROFLETRAS – 2019

Encontro Anual do PROFLETRAS/UFSC de 2019, que teve como temática as Práticas de linguagem na esfera escolar, ocorreu nos dias 21 e 22 de outubro, no Auditório do CSE. O evento contou com conferências sobre ensino e aprendizagem de leitura, de produção de textos e de literatura na escola de Educação Básica e sobre formação continuada de professores.

Ao longo dos dois dias, alunos, professores e convidados puderam compartilhar suas experiências. A Mesa de Abertura do evento contou com a participação da Coordenadora Nacional do PROFLETRAS, professora Maria da Penha Casado Alves, do diretor do Centro de Comunicação e expressão, professor Arnoldo Debatin Neto e do coordenador do PROFLETRAS, professor Rodrigo Acosta Pereira.

Na continuidade, a professora Penha (UFRN) apresentou a Conferência de Abertura, O PROFLETRAS e a formação continuada de professores de Língua Portuguesa no Brasil. Em seguida, a professora Glicia Marili Azevedo De Medeiros Tinoco, também da UFRN, discorreu sobre as Práticas de leitura e de produção de textos em aulas de Língua Portuguesa.

No dia seguinte, o evento prosseguiu com a professora Eliane Maria de Oliveira (UEMS), que lançou a pergunta:  Afinal, o que se ensina quando se ensina literatura na escola? A Conferência de encerramento ficou a cargo do professor Wagner Rodrigues Silva (UFT), com sua Educação científica como abordagem pedagógica e investigativa de resistência.

O PROFLETRAS/UFSC agradece à CAPES, que viabilizou a visita dos professores convidados, por meio dos recursos obtidos através do convênio/TED 8407/2019.

Agradecemos também a colaboração da equipe da Coordenadoria dos Tradutores Intérpretes de Libras (CTILSP/CCE), na figura de seu coordenador, Paulo Araújo de Souza Júnior e de Samuel Morais.

Esperamos que em 2020 possamos repetir o Encontro.

I Encontro PROFLETRAS/UFSC – 2018

Publicado em 23/10/2018 às 16:13