Matrícula em Disciplina Isolada (Aluno Especial) – 2023.1

06/03/2023 11:30

O PROFLETRAS-UFSC está aceitando pedidos de admissão de Aluno Especial, por meio de matrícula em disciplina isolada, para o semestre 2023-1, nos termos das Resoluções 001-2019 e 004-2021, da Coordenação Nacional do Programa.

Serão abertas 03 (três) vagas para a disciplina Texto e Ensino (LET310026) e 02 (duas) vagas para a disciplina Fonologia, Variação e Ensino (LET310036) – confira no QUADRO DE HORÁRIOS 2023 1 os dias em que as aulas serão ministradas.

Os/as interessados/as deverão enviar a documentação exigida para o e-mail do PROFLETRAS (profletras@contato.ufsc.br), até o dia 10/03/2023, impreterivelmente. Para fazer a inscrição e solicitar admissão como aluno especial, o candidato deverá enviar cópias digitalizadas dos seguintes documentos:

1. Diploma de curso superior de Licenciatura em Letras, habilitação português, devidamente registrado no Ministério da Educação (uma cópia legível digitalizada em formato PDF), ou a Certidão de Conclusão de curso com o Histórico comprovando o término do curso superior de Licenciatura em Letras, habilitação português (uma cópia legível digitalizada em formato PDF).
  2. Portaria de nomeação publicada em diário oficial, comprovando que o(a) candidato(a) aprovado(a) é professor(a) efetivo(a) da rede pública de ensino. (Uma cópia legível digitalizada em formato PDF).
  3.  Declaração do(a) diretor(a) da escola ou órgão equivalente comprovando que o(a) candidato(a) aprovado(a) é professor(a) de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (em um ou mais de um ano do 1º ao 9º), em Escola da Rede Pública de Ensino do Brasil, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores, assim como está em efetivo exercício em sala de aula de Língua Portuguesa, devendo o mestrando atualizar a declaração a cada início de semestre letivo. (uma cópia legível digitalizada em formato PDF).
  4. Carteira de Identidade (uma cópia legível digitalizada em formato PDF).
  5. Cadastro de Pessoas Físicas – CPF (uma cópia legível digitalizada em formato PDF).
  6. Certidão de Nascimento ou de Casamento (uma cópia legível digitalizada em formatoPDF).
  7.  Título de Eleitor (uma cópia legível digitalizada em formato PDF).
  8.  Prova de estar em dia com as obrigações eleitorais: Certidão de Quitação Eleitoral, fornecida pelos órgãos da Justiça Eleitoral ou obtida pela página www.tse.gov.br, ou comprovantes de votação em todos os turnos da última eleição (uma cópia legível digitalizada em formato PDF).
  9. Prova de estar em dia com as obrigações relativas ao serviço militar, para os candidatos do sexo masculino (uma cópia legível digitalizada em formato PDF), dispensada para aqueles que já tenham completado 45 anos na data do cadastramento.
  10. Carta de Intenções, indicando a disciplina na qual pretende efetuar a matrícula isolada e fundamentando o pedido de admissão como aluno/a especial;

A Carta de Intenções deverá apresentar justificativa específica para cada uma das disciplinas pretendidas. Recomendamos aos/às candidatos/as que acessem as páginas com as ementas das disciplinas e os planos de aulas de anos anteriores , a fim de se familiarizarem com o conteúdo que será ministrado. Dessa forma, poderão formular e fundamentar melhor o seu pedido.

As digitalizações deverão ser entregues no formato PDF e estarem perfeitamente legíveis. Recomenda-se o uso de scanner. Preferencialmente, enviar os arquivos individualmente, em vez de PDF único.

Após a análise e conferência da documentação, o pedido será submetido à aprovação do docente responsável pela disciplina. Caso aceito, o discente será cadastrado como aluno/a especial na UFSC.

O período de matrícula efetiva na disciplina ocorrerá no dia 13/03/2023, e as aulas terão início nas datas previstas no Calendário Acadêmico.